Outubro Rosa agora é lei

AMUCC

A Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC) comemora mais uma vitória relacionada ao combate ao câncer de mama. A Lei n. 9.812, que institui o Mês Outubro Rosa no município de Florianópolis, foi publicada no Diário Oficial do município dia 15 de junho. A legislação define outubro como o mês para a realização de ações educativas e preventivas relacionadas à saúde da mulher.

Segundo a coordenadora do Outubro Rosa, Jurema Santos, hoje já existe uma lei estadual, porém, a legislação em nível municipal demonstra o destaque dado ao movimento. “É importante que outros municípios também transformem o Outubro Rosa em lei como forma de fortalecer o movimento e para que se possa, assim, ampliar o controle da doença e reduzir a mortalidade”, completa Jurema.

A presidente da AMUCC, Leoni Margarida Simm, espera que, a partir desta iniciativa, o município ofereça mamografia às mulheres a partir dos 40 anos. Atualmente, o SUS só autoriza a realização do exame a partir dos 50 anos.

 

14º Foro Alianza Latina


  • 14º Fórum Alianza Latina – Melhores Práticas para o 3° Setor da Saúde - 12 e 13 de novembro

    Vea

Red Alianza Latina

  • Misión

    Promover la capacitación, profesionalización y cooperación entre organizaciones de apoyo a pacientes, para mejorar de forma continua la calidad de vida de los pacientes en Latinoamérica.

  • Visión

    Ser el mayor interlocutor ante los organismos de salud y gobiernos en Latinoamérica.